Óleos essenciais

Os óleos essenciais são líquidos aromáticos altamente concentrados e extraídos de plantas, flores, cascas, raízes, frutos e outras partes das plantas.

Cada gota contém compostos químicos naturais que interagem com o nosso corpo, especialmente com o sistema nervoso.

Quando inalamos um óleo essencial, ele chega diretamente ao nosso sistema límbico – parte do nosso cérebro que regula as emoções e os sentimentos, as memórias, nossa sensação de fome e até nossa resposta ao stress.

Por isso que, com a inalação, ocorrem uma série de reações neuroquímicas e podemos ter alterações de humor e mudanças de comportamento, por exemplo.

O olfato é o único órgão dos nossos cinco sentidos que tem conexão direta com o cérebro, sabia?

quais as propriedades da aromaterapia

No uso tópico, as moléculas químicas dos óleos essenciais são absorvidas pela pele e entram na corrente sanguínea, podendo atuar em vários órgãos e sistemas do corpo, pois possuem propriedades:
• antissépticas;
• ansiolíticas,;
• anti-inflamatórias;
• analgésicas;
• cicatrizantes;
• antimicrobianas;
• antibactericidas.

Essas propriedades ajudam a aliviar dores, inflamações e outras manifestações físicas.

Ou seja: não é magia; é bioquímica. Aromaterapia não é só um cheirinho gostoso. É ciência, química, equilíbrio emocional e bem-estar.

Mas... não é porque é natural que não faz mal.

Existem, sim, muitas contraindicações, mas, se utilizados em dosagem segura e de forma correta, trazem resultados surpreendentes sem efeitos indesejados. 

Os óleos essenciais não atuam da mesma forma em todas as pessoas e uma análise mais aprofundada da necessidade do indivíduo é essencial.

Aromaterapia não é um luxo — é cuidado.
É um convite gentil ao autocuidado.
É a sabedoria das plantas ativando o seu poder de cura.
É o caminho natural para o seu equilíbrio emocional.

Em todo óleo essencial, os componentes aromáticos são moléculas conhecidas e bioquimicamente definidas. São esses elementos químicos que dão a eles propriedades específicas. Aprender a reconhecê-los lhe dará a chave da compreensão da aromaterapia científica, que é a terapêutica de ponta da medicina natural.
— Dominique Baudoux